quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa

Untitled
Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa
Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa



O Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa é pequeno e o acervo em exposição também. Mas tem peças muito interessantes, como estes dois globos (um terrestre e outro celeste) e colecções focadas na arte africana e asiática. Tem ainda uma sala de reuniões espectacular, que mostra o que de mais bonito se construiu no século XIX,  e algumas surpresas escondidas. Além disso o pessoal que faz as visitas é muito simpático e acessível, e a entrada é gratuita.
Portugal tem demonstrado ser um país demasiado pequeno e sem recursos (ou fôlego) para ter um conjunto de grandes museus, com obras de fama internacional e capazes de atrair grandes massas de público e atenção. Creio que seria a partir destes pequenos espaços, que muitas vezes parecem parados no tempo - com tudo o que isso tem de mau, mas também com o encanto que comportam, como se permitissem um acesso directo ao passado - que poderíamos construir uma aposta museológica com valor, uma rede de pequenos espaços encantadores, onde se aposta na proximidade aos visitantes, nas pequenas histórias, na personalidade sobre a grandiosidade. É claro que eu não percebo nada do assunto. Mas penso nos museus que mais gostei de visitar em Portugal, e com a excepção do Museu de Arte Antiga (que me ganha com aquele Ecce Homo, os Painéis de São Vicente e a pequena galeria de escultura medieval), lembro-me muito mais dos museus de Arqueologia e de Caça em Vila Viçosa, do que do Museu de Arte Contemporânea no Chiado, por exemplo. Talvez seja pancada só minha, que sempre tive a mania das coisas escondidas. Mas vão ao Museu da Sociedade Geográfica e depois digam-me o que vos pareceu.
E já que falamos em segredos: depois do salão vermelho, a sala com o mapa grande vai parecer muito simples. Não se deixem enganar.

1 comentário:

  1. Obrigado, Silvertree. Não imaginava, que casa e que recheio bonitos. Hei-de ir a lisboa em Maio, vamos a ver se consigo ir visitar o museu.

    ResponderEliminar