«para um romancista, para um compositor, afastar-se do lugar ao qual a sua imaginação, as suas obsessões, e, portanto, os seus temas fundamentais estão ligados poderá causar uma espécie de dilaceração. (...)
Com efeito, o começo da sua viagem através da história da música coincide pouco a pouco com o momento em que o seu país natal deixa de existir para ele; tendo compreendido que nenhum outro país o pode substituir, encontra na música a sua única pátria; não se trata de um bela maneira de dizer lírica da minha parte, é o que penso do modo mais concreto possível: a sua única pátria, o seu único lugar próprio, era a música, toda a música de todos os músicos, a história da música; foi aí que ele decidiu instalar-se, deitar raízes, habitar; foi aí que acabou por descobrir os seus únicos compatriotas, os seus únicos próximos, os seus únicos vizinhos, de Pérotin a Webern; foi com eles que travou uma longa conversa que só com a sua morte seria interrompida. Fez tudo o que pôde por aí se sentir em sua casa: deteve-se em todas as divisões, tocou todos os cantos, acariciou todos os móveis»
Milan Kundera, "Improviso em homenagem a Stravinski" em Testamentos Traídos
Com efeito, o começo da sua viagem através da história da música coincide pouco a pouco com o momento em que o seu país natal deixa de existir para ele; tendo compreendido que nenhum outro país o pode substituir, encontra na música a sua única pátria; não se trata de um bela maneira de dizer lírica da minha parte, é o que penso do modo mais concreto possível: a sua única pátria, o seu único lugar próprio, era a música, toda a música de todos os músicos, a história da música; foi aí que ele decidiu instalar-se, deitar raízes, habitar; foi aí que acabou por descobrir os seus únicos compatriotas, os seus únicos próximos, os seus únicos vizinhos, de Pérotin a Webern; foi com eles que travou uma longa conversa que só com a sua morte seria interrompida. Fez tudo o que pôde por aí se sentir em sua casa: deteve-se em todas as divisões, tocou todos os cantos, acariciou todos os móveis»
Milan Kundera, "Improviso em homenagem a Stravinski" em Testamentos Traídos
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