domingo, 17 de dezembro de 2023

Estocolmo em Dezembro

3 comentários:

  1. Mário do Livro de Areia17 de dezembro de 2023 às 22:33

    Brrrr, está em Estocolmo nesta altura? Que coragem ! e puder não perca o Museu lá em cima, o jardim de esculturas Millesgården, não sei se estará aberto com o gelo... um abraço quentinho ! (sol de 14º aqui).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive a oportunidade de passar três dias em Estocolmo e aproveitei. A grande curiosidade, para mim, era perceber o que teria mais impacto psicológico: a falta de sol, céu de chumbo permanente e noite cerrada às três da tarde, ou o Natal e as luzes, que os Nórdicos sabem fazer como ninguém. Ganhou a cidade: bonita, limpa, airada, com água (viver longe do mar está a ser difícil), com uma baixa vibrante que conjuga edifícios clássicos e contemporâneos com uma graciosidade pouco comum, marginais lindíssimas e elegantes, na zona dos hotéis e das marinas, e uma Cidade Velha (Gamla Stan), que mesmo se tinha mais lojas de "souvenirs" reles do que teria imaginado, fica muito bonita, com as suas ruelas estreitas decoradas para o Natal. E ganharam os Suecos, afáveis, normais (o que hoje não é muito normal), abençoadamente sossegados (o berreiro constante e obsessão com a moda e as "trends" de Madrid cansa muito depressa).

      Quanto ao tempo, tive sorte, porque a temperatura se manteve entre 1ºC e -3ºC. Na semana anterior à viagem andava nos -17ºC, e cheguei a temer ficar trancada no hotel... Mas o tempo melhorou, levei roupa adequada e não tive problemas, nem cheguei a ver o metro, foram três dias a andar a pé, uma média de cinco horas por dia, e soube-me muito bem.

      Talvez tenha a oportunidade de voltar em Junho; se for o caso visitarei sem dúvida Millesgården, e agradeço outras sugestões que possa ter.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Também adorei as marginais e toda a água que dá uma luminosidade especial. A Mariaberget, na margem sul, é um percurso cénico sobre a cidade velha, o canal e a outra margem. Pois é, os suecos são... civilizados, não é ? :)

    ResponderEliminar